top of page

Fundação

A Associação Iunense para o Desenvolvimento Social – ASSIUDES, entidade de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ 39.288.352/0001-20, foi criada em 01/04/1993. Seu objetivo é a promoção da política de proteção e promoção de crianças, adolescentes, jovens e adultos, privilegiando os oriundos de baixa renda, através de ações e atividades desenvolvidas através de projetos sociais. A entidade é detentora do título de Utilidade Pública conferido pela Lei Municipal Nº 1416/94 e Lei Estadual Nº 40166 de 08/01/2014.

O início de suas atividades deu-se no ano de 1993 com a criação da Creche Pastoral da Criança que posteriormente passou à denominação de Creche Pingo de Gente. A partir do ano de 2002 a ASSIUDES, a partir de um trabalho de campanhas de arrecadação, através de pessoas físicas considerados “associados” da instituição, passou a conceder benefícios emergenciais como cesta básica e ajuda para pagamento de receitas médicas e contas de água e energia para pessoas hipossuficientes.

Buscando desenvolver uma política mais estruturante, voltada para a promoção humana, a partir do ano de 2006, com recursos captados junto aos associados, a entidade inovou suas atividades introduzindo oficinas visando a geração de renda para mulheres de vulnerabilidade cultural, social e econômica, com cursos de biscuit, artesanato, pintura em tecido, decoupage em tecido e madeira, dentre outros.

No ano de 2012, a entidade introduziu o projeto “Inclusão Sócio Digital” oportunizando o acesso ao conhecimento tecnológico e no ano seguinte o projeto “Roda Viva” com a atividade cultural de roda de capoeira. Inicialmente os dois projetos eram sustentados por recursos próprios passando depois a contar com investimentos pelo poder público.

Em 2014 a ASSIUDES pode expandir ainda mais na linha de projetos sociais passando a atender maior número de crianças e adolescentes em outras modalidades de arte e esporte, considerados ferramentas importantes no combate à violência que, lamentavelmente, nos últimos anos, passou a pontuar um crescimento vertiginoso nas estatísticas do município.

Em razão do aumento no repasse de recurso financeiro a título de subvenção social pela Prefeitura Municipal de Iúna, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a entidade implantou a Escolinha de Futebol “Campeões do Amanhã” e ampliou os projetos – “Inclusão Sócio Digital” e “Roda Viva.”  Também graças à parceria com a Edp Escelsa, através de repasse direcionado via FIA – Fundo da Infância e Adolescência, foram introduzidos os projetos “Tocando e Encantando” e “Dança e Harmonia.”

 Pensando em desenvolver uma política que permita a socialização entre todas as classes, de maneira a não promover a segregação que tem no poder aquisitivo aspecto determinante, possibilitando a troca de experiências culturais e vivências, a entidade adotou a linha de oferecer em todas as oficinas o acesso a diferentes classes econômicas.

Todos nós queremos uma sociedade melhor. Para isso precisamos de pessoas melhores e para termos pessoas melhores precisamos investir, sobretudo, nas nossas crianças e adolescentes.

A ASSIUDES vem fazendo sua parte e conta cada vez mais com a participação dos diferentes setores, pois, entende que a mudança de realidades só será possível com a integração entre todos. 

Dayse Mary Jordem Almança

Presidente (2014)

bottom of page